Acreditamos que o RPA é o melhor ponto de partida na transformação digital da maioria das empresas. Descubra os motivos logo abaixo.

RPA UiPath Ícone

O RPA não é invasivo

Ele não requer nenhuma alteração importante na arquitetura de TI ou integração profunda com os sistemas subjacentes. O RPA oferece uma solução confiável, rápida e econômica para uma integração “leve” em processos e ativos de TI.

O RPA é fácil de escalar

A quantidade de trabalho envolvida por um processo pode variar, pois é provável que ocorram alterações na maioria dos ambientes de negócios. Se uma solução RPA for usada, as empresas poderão se adaptar facilmente, ampliando ou diminuindo a solução, dependendo dos requisitos.

RPA UiPath Ícone
RPA UiPath Ícone

RPA é a prova do futuro

Os robôs trabalham com a tecnologia de hoje, mas as automações são extensíveis, capazes de lidar com a tecnologia de amanhã.

O RPA reduz o tempo dispendido em atividades rotineiras

Isso é um fato! Dispendemos muitas horas por dia digitando, coletando dados e processando informações. E se alocarmos um assistente digital – software robô para realizar nossas tarefas rotineiras? Certamente iremos ganhar tempo livre para realização de atividades mais nobres.

RPA UiPath Ícone

Mas o que é RPA?

RPA é o acrônimo de Robotic Process Automation ou em livre tradução, Automação Robótica de Processos. É uma tecnologia  que mimetiza as ações humanas enquanto utilizam ambientes digitais. É a força de trabalho digital.

Os robôs da tecnologia RPA podem realizar:

Robot
Capturar Dados

Capturar Dados

Executar Aplicações

Executar Aplicações

Enviar Resposta

Enviar Respostas

Comunicar-se com Usuários

Comunicar-se com Usuários

Processos e tarefas altamente elegíveis para o RPA:

Essencialmente Manual

Essencialmente Manual

Repetitivas

Repetitivas

Baseado em Regras

Baseado em Regras

Baixa Taxa de Exceções

Baixa Taxa de Exceções

Entrada Padronizada de Documentos

Entrada Padronizada de Documentos

Mas o que é Transformação Digital?

É a utilização da tecnologia para melhorar o desempenho dos negócios, ampliar o alcance de mercado e otimizar os resultados operacionais. Isso traz impacto tanto para operação interna, com o aumento da eficiência e redução nos custos de operação, como também na percepção dos clientes finais através do Customer Experience – CX.

Como a definição de Transformação Digital envolve a utilização de tecnologia, porquê não incorporar a automação de tarefas e processos de negócios através do RPA? Conforme descrito acima ele não é invasivo, é escalável e utiliza as mesmas soluções tecnológicas utilizadas comumente.

Como o robô pode te ajudar rumo a Transformação Digital

Automação Assistida

Trabalhando sob sua supervisão, junto com você para automatizar tarefas diárias

Automação não Assistida

Trabalhando de forma independente, com seu apoio para lidar com exceções

Tarefas e Processos que se beneficiam do RPA

Cadastro de Cliente

Cadastro de Clientes: os dados de nossos clientes são um dos nossos principais ativos. Qualquer empresa que gerencie o cadastro de seus clientes via diferentes sistemas, CRM e ambientes legados necessita da constante atualização da sua base de dados. A tecnologia de RPA pode processar estas atualizações em lotes, integrando sistemas legados e sem consumir tempo do time de cadastro. Garantindo melhor desempenho e qualidade dos dados em toda empresa.

Processamento das solicitações de Clientes

Processamento das solicitações de Clientes: independentemente do setor, as solicitações dos clientes estão sempre no radar. Seu número e substância são um importante indicador da saúde dos negócios e um bom preditor do futuro da empresa. Por meio do RPA, as reclamações dos clientes podem ser categorizadas com base em palavras-chave e outros critérios e possíveis soluções podem ser sugeridas imediatamente. Ao fazer isso, as reclamações dos clientes podem ser respondidas 24 horas por dia, 7 dias por semana, melhorando muito a percepção e experiência do cliente – CX.

Processos de renovação:

Processos de renovação: independentemente da indústria, o processo de renovação de contratos é geralmente um processo complexo, mas não necessariamente devido a exceções e complicações, mas devido ao número de operações e a sincronização entre diferentes departamentos e sistemas. Os robôs podem assumir todo o processo, iniciando com a comunicação padronizada com o cliente, processando as alterações, redigindo os documentos e atualizando os sistemas internos de acordo com as renovações.

Reconciliação de demonstrativos financeiros

Reconciliação de demonstrativos financeiros: a reconciliação de demonstrativos financeiros abrange todas as operações, realizadas principalmente pelas equipes de contabilidade, de pedidos, pagamentos, perdas, margens e assim por diante, com contas e demonstrativos financeiros. É um processo comum que uma organização precisa gerenciar para garantir registros limpos e documentos financeiros confiáveis. Esse processo é bem tratado pelos robôs de software RPA. Uma vez configurados, eles podem substituir perfeitamente os humanos que teriam que fazer esses trabalhos de forma rotineira.

Processamento da folha de pagamento

Processamento da folha de pagamento: o processamento da folha de pagamento refere-se as ações que as empresas adotam para pagar a seus funcionários – acompanhando sua presença, seus salários, bônus e impostos. O processamento da folha de pagamento precisa de intervenção manual mês após mês, todos os anos. Um sistema RPA pode ser usado para extrair os detalhes necessários de folhas de ponto manuscritas e calcular o pagamento de seus contratos estipulados e pagá-los também (mesmo utilizando as transações bancárias necessárias).

Relatório de conformidade

Relatório de conformidade: na medida que as organizações crescem, fica cada vez mais difícil monitorar de perto os requisitos de conformidade que cada departamento deve seguir: relatórios às autoridades, conformidade com os procedimentos internos, requisitos de auditoria e assim por diante. Os robôs podem ser configurados para cobrir todas essas necessidades, com uma baixa taxa de erros e baixa intervenção humana.

UiPath: suíte completa para Hyperautomation

ConnectConnect

Explorer

Discover

Descobrir
Amplos recursos para planejamento quanto a implementação do RPA dotado de tecnologia de AI

Studio

Studio

Construir
Democratização para construção de robôs com ambientes simples ao avançado. Visão no formato de workflow e condizente com processos de negócios

Orchestrator

Orchestrator

Gerenciar
Implante e gerencie com segurança as automações

Robots

Robots

Executar
Os robôs irão trabalhar em seu ambiente realizando automação

Apps

Apps

Engajar
Robôs e humanos trabalhando em conjunto

Insights

Insights

Medir
Analise e melhora continuamente alinhado com as estratégias do negócio